13 de junho de 2012

PÃO DE CHOCOLATE

Duas unanimidades na alimentação humana: pão e chocolate. Nesta receita, ambos se uniram para criar um irresistível alimento.


Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para pão
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de manteiga
1 gema batida
3 tabletes de chocolate meio amargo
4 colheres de sopa de creme de leite.

Modo de fazer: Divida a farinha de trigo em 4 partes iguais. Junte a uma delas o fermento dissolvido em 1/2 copo de água morna, formando uma massa mole. Deixe dobrar o volume em local morno.
 Peneire o restante da farinha, faça uma cova no meio, coloque aí o açúcar, o sal, os ovos e a primeira massa fermentada. Comece a misturar os ingredientes com as pontas dos dedos e vá juntando, à medida que for preciso, 1/2 copo de água morna. Trabalhe a massa até que ela se desprenda facilmente das mãos. Junte, aos poucos, a manteiga, que deve estar  na temperatura ambiente. Uma vez incorporada, deixe a massa crescer em local aquecido, numa tigela coberta com um pano, até dobrar de volume.
Enrole os pãezinhos, fazendo uma pequena bola  que deve ser alongada na forma de um pãozinho Coloque os em uma assadeira untada e enfarinhada, deixe crescer por uma hora em local aquecido, pincele cada pãozinho com a gema batida e leve ao forno quente e asse por cerca de 30 minutos, ou até ficarem bem dourados.
Rale o chocolate, leve ao fogo para derreter em banho maria, sem deixar que tome muito calor, retire do fogo, junte o creme de leite e misture bem, trabalhando com movimentos delicados e regulares.
Corte cada pãozinho pela metade, no sentido comprimento, espalhe uma boa camada de chocolate e torne a uni-los. Se quiser preparar um pão grande, rale o chocolate e coloque no meio do pão. O calor da massa derreterá o chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário