14 de outubro de 2012

BOLINHO TOSCANO DE RICOTA




Eu não sei se é inferno ou  paraíso,
o avassalador desejo que me invade.
Meu coração vacila, indeciso,
sem decidir se é dor ou é felicidade.

Eu estou indo para a Amazônia. A Amazônia sempre desperta em mim, sentimentos antagônicos de paixão e dor. Paixão pela sua beleza e dor pela devastação que se constata a cada passo. Eu vou sempre com esperança de que algo tenha mudado, que a minha heroica floresta tenha vencido a batalha.  Eu estou indo para o Rio Tapajós, o mais lindo dos rios, com suas águas azuis e as suas praias brancas. Eu espero voltar com mais esperanças. Eu espero voltar. Enquanto isto, vamos nos despedir na cozinha, com um bolinho doce, com um abraço doce...



Ingredientes:
250 g de ricota
2 ovos (temperatura ambiente)
2 colheres (sopa). açúcar
1 colher (sopa)  de extrato de baunilha
120 g de farinha
1 colher(chá ) fermento em pó
1/2 colher (chá) de  sal
Óleo para fritar
 Açúcar de confeiteiro para servir

Modo de fazer: Coloque as claras em neve, adicione gemas, o açúcar e a baunilha em uma tigela. Adicione a ricota amassada, delicadamente. Misture a farinha, o fermento e o sal, muito delicadamente, com um batedor de arame, para não perder a aeração. Misture tudo bem. Aqueça o óleo em uma frigideira a 190 graus, e frite os bolinhos, modelados com uma colher, até ficarem dourados. Escorra em papel toalha. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário