26 de maio de 2012

BRIOCHE SUIÇO

Agora vamos brincar de variar. Esse brioche já é mais enriquecido e bonito. Claro que também é muito gostoso!

Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (30g)
1 xícara de leite
1/2 kg de farinha de trigo
250 g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
6 ovos
Recheio:
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 gema para pincelar.

Modo de fazer: Dissolva o fermento no leite morno, junte 1 xícara de farinha de trigo e amasse com as mãos. Faça uma bola, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Misture bem a manteiga com  o açúcar e o sal. Junte o restante da farinha, os ovos e amasse até ficar uniforme. Abra com as mãos, junte a massa fermentada e enrole formando uma só mistura. Amasse várias vezes até obter uma consistência lisa. Faça uma bola, enrole em papel alumínio e leve à geladeira de véspera. Prepare o recheio, juntando os ovos com a farinha. Ferva o leite com o açúcar e a baunilha. Retire do fogo e despeje
 sobre a mistura de ovos e farinha de trigo, mexendo fortemente. Volte ao fogo e continue a mexer até engrossar. Retire e deixe esfriar. Abra a massa com o rolo no formato de um retângulo, espalhe o creme e distribua as frutas cristalizadas. Enrole como rocambole, fechando bem as pontas. Corte em rodelas e coloque-as bem próximas umas das outras, em uma  forma redonda untada e enfarinhada. Cubra e deixe crescer. Pincele com a gema e leve ao forno quente (200ºC) por cerca de 40 a 50 minutos. Desenforme e sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário