30 de maio de 2012

DIPLOMATA

Boa noite! A lua, ainda na fase crescente, faz desenhos  lindos na pérgula do meu jardim de inverno. Quando a lua passeia pelo céu, tudo fica em silêncio para poder ouvi-la. Inspirada na lua que cresce, vamos fazer uma sobremesa dourada  e cheias de sabores.

Ingredientes: 
10 biscoito do tipo francês
2 colheres (sopa) de rum
1/2 litro de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 pacotinho de açúcar vanile (ou 1 colher de café de essência baunilha
1 colher (café) de fécula de batata
1 vidro de geleia de damascos
100 g de amêndoas torradas e moídas
Molho:
4 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 litro de leite
1 pacotinho de açúcar vanile ou 1 colher (cafè) de baunilha

Modo de fazer: Corte os biscoitos em pedaços de mais ou menos 2 cm e forre com eles o fundo de uma forma    de bolo inglês untada, procurando forrar também a metade dos lados da forma.  Umedeça, em seguida, os biscoitos com gotas de rum, aspergindo a bebida..
Bata o leite fervente, com os ovos e o açúcar, junte o açúcar vanile e a fécula de batata e faça um creme.  Despeje esse creme sobre os biscoitos e leve ao forno em banho maria  por cerca de 1 hora. Guarde no refrigerador  até o momento de desenformar.
Dilua a geleia num pouquinho de água e leve ao fogo em banho maria até ficar  líquida. Reserve.
Prepare o molho batendo as gemas com o açúcar. Despeje o leite fervente sobre essa mistura. Leve ao fogo em banho maria, junte o açúcar vanile ou a baunilha e continue a bater até que o molho fique consistente. Retire e deixe esfriar. Antes de servir, desenforme o doce, pincele toda a superfície com a geleia reservada. Com a ajuda de uma tira de papel, aplique as amêndoas moídas na parte inferior do doce. Decore com cerejas em pedacinhos de frutas cristalizadas. Sirva o doce acompanhado do molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário