28 de janeiro de 2013

ROSCA DE NOZES


Você não foi um leve sopro, em minha vida.
Você foi uma rajada de vento,  um furacão.
Você foi a tempestade enfurecida,
Que serenou, quando eu toquei em tua mão

Noite de lua cheia me deixa tonta. Para festejar esse tsunami de magia, eu vou gastar as minhas energias 
fazendo massa de pão. Eu adoro essa sensual tarefa de apertar e esticar a massa sedosa e macia até que ela se torne leve. Eu gosto de ver o "milagre" do crescimento e o perfume do pão no forno. Quando você assa pão, a casa tem cheiro de lar!. ...risos...
Boa noite, para você que também gosta de fazer pão, com todos os rituais. Boa noite para você que adora comer pão. Vamos para a cozinha, porque hoje tem!



Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 medida de água morna (use a lata vazia para medir)
1/2 medida de óleo de cozinha
1 colher (café) de sal
4 ovos
3 tabletes de fermento biológico fresco
1 kg de farinha de trigo
250 g de nozes picadas

Modo de fazer: Bata, no liquidificador, o leite condensado, os ovos, o óleo, o sal  e o fermento.
Despeje o líquido em um recipiente grande (eu gosto de uma bacia plástica),  junte as nozes picadas e vá adicionando, e incorporando a farinha ao líquido, até obter uma massa homogênea, macia e lisa. Leve a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos ou até o ponto de véu. Ponto de véu é quando você puxa um pedaço de massa e ele estica até ficar quase transparente, sem quebrar.  Deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Divida a massa em duas parte e modele a rosca. Eu gosto de fazer tranças, você pode modelar a gosto. Você pode, inclusive, usar a forma com buraco no centro. Coloque as roscas em assadeira e deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com gema de ovo, levemente batida, e asse em forno médio e preaquecido, por cerca de 25 minutos. Quando tirar do forno, pincele as roscas, ainda quente,  com 1 xícara de açúcar de confeiteiro diluída em 3 colheres de leite.
Coloque novamente no forno por alguns minutos, para secar.  Após aplicar o açúcar, você pode salpicar com nozes bem picadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário