19 de maio de 2012

MOQUECA CAPIXABA

Fonte: Moqueca com Pimenta e a imagem  está no Google Image
A moqueca capixaba é o prato típico do Espirito Santo. Além de ser rico, saboroso, maravilhoso, tem um fator a mais que me encanta: é feita em panela de barro. Essas panelas, que eu uso diariamente, são feitas de uma argila especial que só se encontra naquela região. São panelas maravilhosas, com formatos diversos que tem uma característica fabulosa. Como absorve muita caloria, mantem o alimento quente por muito tempo, sem que a temperatura de cozimento suba muito. Isso é essencial para o cozimento perfeito da moqueca.


Ingredientes:
1 kg de peixe fresco me posta (badejo, robalo ou cação)
1 maço de cebolinha
1 maço de coentro picado
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
3 colheres de suco de limão
3 colheres de tintura de urucum
4 tomates maduros, sem pele, sem semente e picados
3 colheres (sopa) de azeite
sal

Modo de fazer: Limpe o peixe, corte em postas e tempere com sal e suco de 1 limão e conserve no tempero por pelo menos 1 hora. Separe a cabeça para o pirão.
Numa panela de barro larga e baixa, própria para moqueca, coloque o urucum, o azeite, cebola, o alho  e coentro bem picadinhos, o tomate e refogue.Em seguida arrume as postas do peixe sobre o refogado, sem sobrepor e sem adicionar água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, adicione algumas poucas gotas de limão. Não espere ferver, porque o peixe endurece. Tampe a panela e aguarde 10 minutos (essa panela vai continuar fervendo - essa é a característica mais interessante dela). Passado esse tempo, abra a panela, acerte o sal e cubra com coentro picadinho. Sirva na própria panela (que é linda), com arroz branco, pirão de peixe e molho de pimenta.

Esse prato provoca discussões apaixonadas sobre a receita original e seu processo. Se você não tiver a tintura de urucum, pode usar o colorau.




Nenhum comentário:

Postar um comentário