9 de abril de 2013

CUCA DE MAÇÃ

Você, que me conhece tanto, você que conhece a doçura da minha alegria, você, por certo saberia, que a minha tristeza é salgada e líquida...
Hoje eu estou triste. Eu penso que, muitas vezes, um pequeno parafuso pode fazer o mundo desabar.  Eu estou me sentindo assim: o mundo desabou ao meu redor...


Se um parafuso pode fazer o mundo desabar, um sorriso, uma atividade cheia de prazer e sabor, por reconstruir o mundo que desabou, ou construir um mundo novo. Hoje nós vamos para a cozinha, para preparar um bolo típico do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Vamos juntos para a cozinha, porque uma boa companhia faz o tempo ruim passar mais rápido. ...risos... 
Ingredientes
Massa
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar
manteiga para untar

Farofa doce
3 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher de canela
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de passas sem sementes
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 maçã

Modo de fazer:  Bata a manteiga com o açúcar, até formar um creme. Adicione os ovos e o leite e bata bem. Adicione a farinha com o fermento, com delicadeza e trabalhe a massa, para que fique homogênea. Unte com manteiga e polvilhe com farinha,  uma forma de 25 cm de diâmetro, com fundo removível, e despeje a massa. Deixe crescer em lugar morno, coberta com um pano, por 30 minutos. Faça a farofa doce, misturando em um recipiente, o açúcar, a canela, a farinha, a manteiga, as passas e as raspas de limão. Corte a maçã em fatias e disponha sobre a massa. Polvilhe com a farofa doce e leve ao forno quente, preaquecido, a 200ºC, por 5 minutos, abaixe a temperatura para 130 ºC e deixe assar por mais 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário