21 de junho de 2014

RISOTO DE ARROZ PRETO COM ROSAS DE SALMÃO

Fonte e foto: Arroz ruzene
Hoje é o primeiro dia do inverno, o dia mais curto do ano. A noite já está chegando muito cedo,  e sopra um vento frio, o que dá, a este fim de sábado, um clima triste. Talvez a tristeza não esteja no dia, ou no mundo exterior. Talvez a tristeza esteja comigo e em mim. A minha reserva ambiental foi invadida e saqueada, e um homem arrombou a porta e se instalou lá. O meu filho, que mora muito longe, está passando por um período de depressão, depois de sofrer um grave acidente de moto. Como eu sempre digo, a vida dói, às vezes. Rindo, porque este é um blog de gastronomia e não um muro das lamentações, eu estou convidando você. Vamos para a cozinha? O prato de hoje é uma criação do Chef Francisco Chagas, do restaurante Ecco. É um lindo prato, com delicados sabores e lindas cores, e lembra um prato que eu criei para os meus filhos, que eram rosinhas de peixe.  O rosa do salmão, o verde das folhas de uva e o negro do arroz, dá um ar de delicioso mistério, ao prato. Dê-me o prazer da tua companhia, porque uma boa companhia torna especial, qualquer prato.


Ingredientes:
600 g de salmão fresco
150 ml de aceto balsâmico
24 unidades de uva italia
300 g de arroz negro
20 ml de azeite extra virgem
2 dentes de alho
1/2 cebola média
100 ml de vinho branco seco
80g de queijo branco light
100 ml de caldo de legumes
1 litro de água
12 unidades de folha de uva

Modo de fazer: Corte o salmão em fatias finas, tempere com sal e pimenta moída,  enrole em formato de rosas, e cozinhe no vapor. Aproveite para cozinhar os grão de uva, também. Bata no liquidificador, o queijo branco com o caldo de  legumes e reserve. Em uma panela funda, frite o alho no azeite até dourar, junte a cebola e deixe fritar um pouco e em seguida junte o arroz, deixando fritar por 2 minutos. Coloque o vinho e deixe evaporar todo o álcool, acrescente água, aos poucos, mexendo sempre até o ponto de "al dente". Junte, então, ao risoto, a mistura de queijo e caldo e acerte o sal. Leve o aceto balsâmico ao fogo, em uma panela pequena, até reduzir à metade do volume.  Sirva a rosa de salmão sobre as folhas de uva,  decore com as uvas cozidas no vapor. Coloque o molho balsâmico sobre a rosa, a folha e a uva. Coloque o risoto de arroz preto, ao lado. Fica maravilhoso!
Observação: muito embora a criação do Chef indique o salmão cozido no vapor, como eu não gosto de peixe cozido, eu fritei as rosas em um pouco de azeite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário