23 de agosto de 2012

DIPLOMATA DE FRUTAS

Esta sobremesa atende aos meus requisitos: é linda e  deliciosa. E para os teus? Só tem um jeito de saber: experimentando. Vamos para cozinha? Eu já disse que você fica muito bem de avental? Risos...

Sinceramente, hoje eu estou sem inspiração para divagar sobre origem ou  destino do prato e com quem ele tem afinidade. Eu vou apenas seguir a onda... e mãos à obra!

Ingredientes
1 xícara (chá) de frutas cristalizada
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
1 xícara (chá) de rum
1 brioche de 1/2 kg  (receita: clique no link massa-para-brioche)

6 ovos inteiros
1 litro de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de baunilha

Modo de fazer: Corte as frutas cristalizadas em pedaços pequenos, junte as passas e o rum deixe macerar por uma hora. Escorra o líquido e reserve (ambos, as frutas e o caldo)
Corte o brioche em fatias e leve ao forno quente para dourar. Retire e deixe esfriar.
Unte uma forma de charlote com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque fatias de brioche no fundo e uma camada de frutas, repetindo a operação até terminar os ingredientes, acabando com uma camada de brioche. Bata os ovos, junte o leite, o açúcar, o líquido escorrido das frutas, a essência de baunilha e misture bem. Despeje, aos poucos, sobre o charlote, até que termine o líquido. Leve ao forno médio (175ºC), em banho maria, por cerca de uma hora. Retire, deixe esfriar e sirva com creme de baunilha ou sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário