17 de dezembro de 2012

PATO ASSADO À MANDARIM

(Você, que me conhece tanto,
que conhece as cores dos meus sonhos,
que conhece o calor dos meus  desejos,
que acorda com o gosto dos meus beijos,
com o som festivo da minha alegria,
você também, por certo saberia,
que a minha tristeza é salgada e líquida...)

Eu estou triste hoje, mas quem se importaria com as minhas lágrimas, se ninguém se importa com a minha alegria... Aff! Hoje, para compensar  a tristeza, nós vamos para a cozinha por um bom motivo. Um clássico prato da culinária chinesa: o pato assado mandarim. Na cultura chinesa, o pato é um símbolo de celebração.  Sirva com um vinho verde português, de uvas Alvarinho.

Ingredientes
3 litros de água
2 colheres (sopa) de glicose de milho
1 pato de 2 kg limpo
6 anis estrelados
250 ml de vinho branco seco
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de vinho de arroz
4 colheres (sopa) de caldo de frango
1 colher (sopa) de molho de  soja

Modo de fazer:  Em uma panela que possa ir ao forno, coloque a água e a glicose de milho. Aqueça até levantar fervura. Abaixe o fogo e junte os anis estrelados, o vinho branco e o sal. Aqueça o forno a 200ºC e acomode a panela dentro dele. Asse por 1 hora e dez minutos. Quando a carne estiver macia, retire o paro e deixe descansar por 12 horas. Passado este tempo, corte o pato ao meio, no sentido comprimento, e , com cuidado desosse a  ave, mantendo a peça inteira. Comece retirando o osso da coxa, desosse a asa e separe a carne do peito da carcaça, sem romper a peça, retire, por fim, o osso da sobrecoxa. Divida o pato em 4 partes e corte, cada uma delas, em fatias. Arrume as fatias numa travessa e regue com o vinho de arroz, o caldo de frango e o molho de soja. Leve novamente ao forno preaquecido, a 180ºC, apenas para dourar a pele.  Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário