29 de maio de 2012

BRIOCHE PARISIENSE

Continuando a nossa linha de montagem de brioches, vamos apreciar hoje, esse brioche muito rico e especial. A propósito, a noite hoje está linda, com uma lua crescente passeando pelo céu...

Ingredientes:
1 tablete (15g) de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
manteiga para untar
licor de cacau
rum
Recheio: 1/2 litro de leite
1/2 xícara de açúcar
essência de baunilha
3 gemas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
frutas cristalizadas
1 abacaxi
cerejas a gosto

Modo de fazer: Dissolva o fermento no leite morno, junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Cubra e deixe crescer. Misture ao restante a farinha, o açúcar, o sal, os ovos e  a manteiga derretida. Junte depois a massa fermentada e sove, até que ela fique com a consistência lisa, que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma forma redonda untada com manteiga e deixe crescer. Asse em forno quente (200ºC) por 40 minutos, desenforme e deixe esfriar. Corte uma tampa da superfície do brioche, retire o miolo, deixando uma "parede" de 2 cm de espessura. Regue o interior com a mistura de 1/2 xícara (chá) de licor de cacau e 2 colheres de rum.
Prepare o recheio, ferva o leite com o açúcar e 1 colher (chá) de essência baunilha. Misture, à parte, as gemas com a farinha de trigo, despeje o leite quente, aos poucos sobre essa mistura e volte ao fogo, mexendo até engrossar. Acrescente 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas. Retiro do fogo e deixe esfriar. Recheie a cavidade do brioche com o creme, coloque a tampa e decore com pedaços de abacaxi e cerejas. Sirva com chá ou chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário