7 de fevereiro de 2013

NEW YORK CHEESECAKE

Fonte: giallo zaferano 
Nossos caminhos se cruzam, nesta busca infinita.
Eu não vejo você, mas eu pressinto, nas profecias pelo amor escritas, que você me espera, ao fim do labirinto.

O New York Cheesecake é uma sobremesa típica da tradição americana, especificamente em Nova York. 
O cheesecake é preparado com creme de queijo fresco, e acredita-se ter antigas origens gregas. Os primeiros sinais do cheesecake que se tem notícia, foi na ilha de Delos, Grécia, em 776 ac, e foi servida para os atletas, como uma sobremesa , durante os primeiros Jogos Olímpicos da história. Os romanos trouxeram a receita da Grécia, e ela se espalhou por toda a Europa. Muitos séculos mais tarde,ela apareceu na América com a receita trazida por imigrantes. Em 1872, um leiteiro americano chamado James L. Kraft, em uma tentativa de recriar uma receite d queijo francês, acidentalmente (bom para ele!) ele inventou o queijo fresco pasteurizado ,então chamado de Filadélfia. Em 1880 iniciou a utilização generalizada deste produto e sua utilização para a preparação de cheesecake moderna. Hoje, os melhores produtores de cheesecake, de acordo com os próprios americanos, estão em Nova York. Aqui vai a receita do cheesecke novaiorquino. Vamos para a cozinha, porque hoje tem!

Ingredientes:

Para uma receita de 22 a 24 cm
Fundo
2 colheres (sopa) de açúcar
250 g de biscoito maisena ( eu prefiro a biscoito champanhe)
150 g de manteiga
 
Para o creme
1 pacotinho de açúcar vanila
100 g de creme de leite fresco
20 g de amido de milho
Suco de ½ limão
2 ovos inteiros e 1 gema
600 g de filadélfia
100 g de açúcar 

Para a cobertura
200 ml de creme de leite azedo
1 pacotinho de açúcar vanila
2 colheres de sopa de açúcar


Modo de fazer: Para fazer o fundo, coloque os biscoitos no processador ou no liquidificador, junte o açúcar e triture finamente. Derreta rapidamente a manteiga, e incorpore aos biscoitos triturados. Cubra o fundo de uma forma desmontável de 22 ou 24 cm, com de papel manteiga e forre o fundo e as laterais com a massa de manteiga e bolacha. Reserve dentro da geladeira por 30 minutos.
Faça o creme, colocando em uma tigela grande, os ovos, a baunilha e o açúcar, batendo até obter uma mistura homogênea. Adicione o cream cheese, ou Filadélfia, misturando bem, até que a mistura fique bem homogênea e cremosa. Adicione o suco de limão, o amido de milho, duas pitadas de sal, continuando a bater até que tudo se incorpore, num creme liso e sedoso. Derrame na forma forrada com o fundo de bolacha e asse, em forno preaquecido a 180ºC, durante 30 minutos, baixando depois para 160ºC, assando mais 30 minutos. Depois dos primeiros 30 minutos, se perceber que a superfície já está dourada, cubra com papel alumínio. Desligue o forno ao final, deixando o cheesecake no forno, com a porta entreaberta, por mais 30 minutos.
Prepare, então, a cobertura, preparando o creme de leite azedo, colocando, em uma tigela, 1 caixinha de creme de leite em embalagem da Tetra Pak (250g). Junte, aos poucos, 1 colher das de sopa de suco de limão (15ml), batendo sem parar com um batedor manual. Bata por 2 minutos ou até obter um creme encorpado.Deixe descansar por 15 minutos na geladeira antes de usar.
Misture, então, duas colheres de açúcar a o pacotinho de açúcar vanila ou 1 colher de café de essência de baunilha e bata até incorporar. Cubra, com este creme, a torta assada e fria e leve à geladeira, por 6 horas. É melhor preparar de véspera. Sirva acompanhado com calda de caramelo e morangos. Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário