11 de dezembro de 2012

TORTINHA DE ABOBRINHA E CAMARÃO

Deliciosa noite de infernal calor! 
Pela décima vez no dia, eu abro a água da mangueira do jardim e tomo um fresco banho, com roupa e tudo. Por algum tempo, eu sinto uma divertida sensação  de conforto, com as roupas coladas no corpo. Eu compartilho com você o prazer de uma noite de calor em um pais tropical. Vamos para a cozinha, de portas e janelas abertas, para preparar um delicioso prato da cozinha da Ligúria e criação do Chef Luigi Pomata.  Vamos acompanhar essa divina torta, com um gelado Riesling seco ou uma fresco e delicado espumante do sul do Brasil. Eu amo um Brut rosé da vinícula Miolo do Vale dos vinhedos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Pegue a tua taça e vamos comer no jardim, sentindo os perfumes da noite e uma fresca brisa roçando a pele... Cheers!!!

Ingredientes
350 g de massa brisée
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 abobrinhas  médias
1 cebola
400 g de camarões graúdos
100 g de polpa de tomate fresco em cubinhos
1 taça de vinho branco
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino

Modo de fazer: Lave bem os camarões e reserve alguns inteiros e a casca dos demais. Escorra e corte em cubos. Aqueça um fio de azeite de oliva na frigideira, refogue a cebola picada e salteie por alguns instantes os camarões cortados. Adicione a metade do vinho e deixe evaporar um pouco. Acrescente as abobrinhas lavadas, sem as pontas e cortadas em cubos. Cozinhe por 6 minutos e tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e adicione os ovos batidos com 300 ml de creme de leite, a salsa picada e uma pitada de sal.
Abra a massa e forre o fundo de uma forma revestida com papel manteiga. Espalhe o recheio uniformemente sobre a massa e asse em forno preaquecido a 180 ºC, por 45 minutos.
Salteie as cascas do camarão reservadas, com um fio de azeite, adicione o vinho restante, a polpa de tomate em cubos e 1 concha de água quente. Cozinhe por 8 minutos, adicione o creme de leite restante e  reduza o líquido à metade Passe esse molho num coador de malha fina. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie os camarões reservados, por cerca de 4 minutos. Sirva a torta bem quente, regada com o molho e guarnecida com os camarões salteados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário