10 de setembro de 2012

BOLO CROCANTE


Eu estou rindo. Segunda feira depois de um feriado prolongado! Não é fácil recomeçar. Vou tentar ajudar colocando um pouco de doçura neste dia. Um luxuriante bolo crocante para o chá da tarde! Mas, só tem bolo se eu ganhar um sorriso! Chantagista! ...risos...
Vamos para a cozinha?

Ingredientes
6 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher café de essência de baunilha
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 forma de torta untada e enfarinhada

Crocante:
1/2 xícara (chá) de amêndoas cortadas em lâminas
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo pequeno
3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Modo de fazer: Bata 5 gemas e 1 ovo inteiro, com a metade de açúcar, junte o açúcar com as raspas de limão, até dobrar de volume e ficar tão firme que se possa espetar uma faca. Junte a farinha de trigo sem bater. Bata as claras em neve bem firme e adicione, aos poucos, o restante do açúcar. Coloque as claras sobre a massa, acrescente a manteiga derretida em banho maria e já fria, mexa com o batedor de arame, misturando sem bater. Unte uma forma de torta de 26 cm de diâmetro e forre com papel manteiga, também untado. Despeje a massa até 3/4 da forma e asse em forno quente, a 190ºC, por 10 minutos. Abaixe a temperatura para 150ºC e deixe cozinhar por mais cerca de 20 minutos.
Prepare o crocante, misturando as amêndoas com o açúcar e o ovo. Espalhe sobre o bolo, cubra com uma camada fina de açúcar de confeiteiro e volte ao forno para caramelizar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário