18 de maio de 2014

COQ AU VIN


Eu gosto de ser mulher, com todas as  aventuras e desventuras que isto significa.  Eu creio que o meu maior poder é a minha capacidade de ser forte, sem deixar de doce.
Toda a mulher traz, em si,
um pouco da luz da lua,
Tem um olhar que sorri,
quando ela atravessa a rua...
Toda a mulher traz, em si,
a imponderável leveza,
do voo de um colibri,
e a luz do olhar, sempre acesa...
Toda a mulher se revela,
sob a luz da lua cheia,
uma linda Cinderela,
ou talvez, uma sereia...
Toda a mulher se transforma
em deusa ou vestal do amor,
quando luz da lua acorda,
o seu feitiço sedutor...
Toda mulher que há em mim,
desperta, com a luz da lua,
e fica bem claro, enfim,
que todas elas são tuas....


Vamos cozinhar?
O prato de hoje é mais um clássico da gastronomia internacional. Um ícone da culinária francesa, este prato tem algo que eu adoro, uma nebulosa e lendária origem. Aqui vou eu! Reza a lenda que este prato tem origem na antiga Gália, e era um prato apreciado por Júlio Cesar, muito embora não haja nenhum registro da receita, anterior ao século 20. Eu não tenho provas ou  testemunhas, mas esta possibilidade já proporciona uma aura e uma certa fascinação. ...risos...
Há registro em um livro de receita,  de um prato semelhante e rústico, datado de 1864. Muito embora se afirme que a receita original seja feita com um vinho da Borgonha, cada região da França tem a sua original receita, preparada com os seus vinhos locais. Que tal este sedutor prato para o almoço? Vamos para a cozinha? Vamos cozinhar um pouco de charme francês e de história.

Ingredientes:
1 frango grande, limpo e cortado pelas juntas
1 garrafa de vinho tinto seco
2 dentes de alho
3 cebolas picadas
um ramo de alecrim fresco
1 colher de orégano fresco,
2 colheres de azeite
3 cravos da índia
2 folhas de loro
2 colheres de manteiga
1/2 xícara de bacon picado
1 colher de farinha de trigo
250 g de cogumelos frescos cortados em lâminas,
1 lata de creme de leite
6 ramos de salsa picada
sal, pimenta do reino

Modo de Fazer: Prepare o tempero colocando numa tigela grande o sal, a pimenta do reino,
o loro, o alho, a cebola, o alecrim, o orégano, o azeite, os cravos e o vinho.
e coloque os pedaços de frango, deixando de molho por uma noite, na parte
baixa da geladeira. Retire os pedaços de frango, deixe escorrer bem e reserve o tempero.
Aqueça a manteiga num panela grande junto com o bacon e o frango aos poucos,
deixando dourar bem todos os lados. Polvilhe o frango com farinha de trigo, mexa bem e junte, aos poucos, o tempero. Junte os cogumelos e deixe cozinhar em fogo brando, até ficar macio.
Apague o fogo e retire os temperos verdes. Acrescente o creme de leite
e salpique com salsinha picada. Sirva com batatas cozidas e acompanhe
com vinho tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário