15 de agosto de 2012

GUISADO DE CARNE SECA

(Se quiser me encontrar, olhe para o céu. Nossos olhos se encontrarão no mesmo azul, nas mesmas estrelas, na mesma lua. Se quiser ouvir a minha voz, ouça a voz do vento. Um dia ele levará até você, as palavras que eu digo.)

Eu estou gargalhando! Só uma maluca para misturar poesia com carne seca...
Melhor irmos para a cozinha...

Ingredientes
1 kg de carne seca, bem magra
1 maço de cheiro verde
1 colher (sopa) de óleo
2 cebolas,  de tamanho médio, picadinhas
2 tomates grandes
3 dentes de alho espremidos
coentro
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
pimenta

Modo de fazer: Corte a carne seca em cubos e coloque de molho em bastante água fria, durante pelo menos 12 horas (Eu gosto de trocar a água algumas vezes. É muito salgada). Após o molho, lave bem a carne e leve ao fogo, juntamente com o cheiro verde e deixe ferver. Escorra e reserve.
Aqueça o óleo ou a gordura numa panela e refogue a cebola, o tomate, o alho e o coentro e junte a carne, por último. Deixe cozinhar, acrescentando água fervente, aos poucos, até a carne ficar macia. Retire a carne e reserve. Despeje mais água à panela do cozimento, até completar 2/4 de litro de molho. Deixe ferver e, em seguida, prepare o pirão, despejando o caldo fervente sobre a farinha de mandioca, aos poucos, e batendo, sem parar, até obter um creme grosso. Adicione pimenta a gosto, junte a carne e sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário