7 de novembro de 2012

MOUSSE DE COCO COM CALDA DE MANGA


Você entrou em minha vida, tão inesperado,
e eu me apaixonei por você, tão de repente,
e nós estamos juntos, seja certo ou errado,
porque nós somos a maçã e a serpente....

Que tempestade fantástica! Vista do décimo andar do meu edifício, ela parece ainda mais assustadora. Eu gosto do turbilhão da tempestade. A tempestade liberta alguns dos meus demônios. ...risos.... Mas o que mais me fascina, e a sensação de calma que vem depois do temporal. Talvez seja algo semelhante à sensação de abraçar a pessoa amada. Os pés saem do chão. Fica uma sensação de queda livre. Se você quer saber como é essa sensação, experimente abraçar quem você ama. ...risos...
Eu gosto da gastronomia, eu adoro explorar esse universo sensorial, mas nada tem sabor sem emoção. Por isso, antes de cozinhar, nós sempre tratamos do que é essencial: a emoção, a paixão. São elas quem dão sabor e cor à vida.  Dê uma boa olhada nas cores de hoje. Vamos fazer uma mousse de baunilha e coco com calda de manga. A decoração com flores é parte fundamental do prato.  Vamos para a cozinha? Antes ou depois do abraço? ...muitos risos....
Ingredientes
500 ml de leite
6 gemas
100 g de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó incolor
1 fava de baunilha cortada ao meio
150 g de coco fresco ralado
100 g de açúcar de confeiteiro
500 ml de creme de leite fresco
2 mangas Haden

Modo de fazer: Mergulhe a fava no leite e leve ao fogo até ferver. Tampe, desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos. Bata as gemas com o açúcar, até obter uma mistura esbranquiçada. Junte-as, cuidadosamente, ao leite quente, mexendo bem. Leve ao fogo baixo até encorpar. Não deixe ferver. Tire do fogo, retire as sementes da baunilha e incorpore ao creme. Molhe a gelatina em 5 colheres de água fria e junte ao creme, até que dissolva. Bata o coco ralado e o açúcar de confeiteiro no processador, até formar uma massa lisa. Incorpore-a ao creme. Resfrie rapidamente, colocando a panela em um recipiente com gelo. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e misture ao creme frio. Molhe forminha individuais para pudim, encha com o creme, cubra com filme plástico e leve ao refrigerador. Para desenformar, coloque as forminhas em água quente por alguns segundos. Reserve parte da manga para decorar, bata o restante da polpa com um mínimo  de água, até formar um creme homogêneo. Na hora de servir a mousse, coloque o molho de manga sobre ela, salpique com coco ralado e decore com flores tropicais. É uma sobremesa linda para um dia de primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário