19 de setembro de 2013

PIZZA DE BERINJELA

Há coisas que acontecem em nossa vida, e  que se esgotam em si mesmas, mas há outras que mudam a direção do nosso destino. Quanto mais o tempo passa, mas eu tenho certeza que algo de maravilhoso e raro aconteceu em minha vida. Você é o encontro que mudou a direção do vento, mudou a direção do meu olhar, mudou a direção da minha vida. Eu caminho em tua direção, a cada passo que eu dou. Há muitas coisas que podem separar as pessoas, mas não há nenhuma que seja capaz de separar as almas. A minha alma misturou-se com a tua, definitivamente.

Awnnnnn!!!! Eu sei, eu sei! Você quer apenas preparar uma pizza de berinjela! ...risos.... Vamos para a cozinha, então. Eu adoro esta pizza, porque é suculenta e saborosa, mas ela fica muito mais deliciosa, se você preparar a massa. Se você me conhece, você sabe que eu amo preparar massas, pelo mais simples prazer de amassar, apertar e esticar esta sedosa e macia musa da minha cozinha. ...risos...
Há muitas receitas disponíveis. Eu preparo uma, que é muito rápida e macia. Você quer aprender?
Eu sempre imaginei que um dia nós iríamos preparar massa juntos.  Pegue o teu avental e siga-me:

Minha massa de pizza:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 envelope de fermento seco (não é o royal)
3/4 de copo (de requeijão) de água morna
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem.

Modo de fazer: Coloque a farinha em um recipiente e abra um buraco no centro. Coloque ali, o sal, o açúcar, o fermento seco e o azeite. Eu misturo tudo muito bem, com as mãos bem limpas. Vá adicionando a água morna, aos poucos e agregando  a farinha, até dar o ponto para amassar. Esta é a parte que eu mais gosto. Enfarinhe uma superfície limpa, que pode ser a mesa ou uma bancada, e amasse com gosto.
 A massa deve ficar macia, sedosa e flexível. Faça uma bola. Eu sempre passo um pouquinho de azeite ao redor, para não ressecar. Cubra e deixe em ambiente protegido. Eu aqueço o forno elétrico muito levemente, por poucos minutos, DESLIGO, e coloco a massa para descansar, por cerca de 20 ou 30 minutos. Abra a massa e forre a assadeira untada com azeite. Como eu gosto de massa fina, esta receita dá dois discos da assadeira padrão de pizza. Preaqueça o forno a 200ººC, enquanto a massa descansa por  mais uns 15 minutos, até ficar leve e fofinha. Leve ao forno e asse  por cerca de 15 minutos. Eu asso até começar a pegar uma corzinha, porque eu gosto da massa mais crocante. Retire do forno, monte a pizza e retorne para gratinar.

Ingredientes:
Conserva de berinjela
750 g de berinjela com as cascas, cortadas em palitos médios
2 cebolas fatiadas em anéis
200 g de alho picado
Azeite quanto baste
Vinagre de álcool aromatizado com alho
Sal a gosto
1 colher (sopa) de louro em pó
1 colher (café) cheia de gengibre em pó
1 colher (café) de cominho em pó
1 colher (sopa) de páprica picante em pó
½ pimentão amarelo em tirinhas
½ pimentão vermelho em tirinhas
½ pimentão verde em tirinhas

 Pizza:
1 disco de massa
2 tomates fatiados finos
200 g de mussarela ralada. Eu prefiro a mussarela de búfala, que tem menos gordura.
1 xícara (chá) de azeitonas pretas

Modo de fazer: Coloque metade da cebola e do alho na base de uma assadeira ou de um refratário, regue com um pouco de azeite e de vinagre, tempere com um pouco de sal, metade do louro, o gengibre, o cominho e metade da páprica. Espalhe sobre esta base metade dos pimentões, a berinjela, o restante da cebola, o restante do alho e o restante dos pimentões, além do louro e da páprica restantes, mais sal, mais azeite e mais vinagre. Leve ao forno para assar, por pelo menos 40 minutos, ou até que tudo murche bem. Deixe descansar por pelo menos um dia. Você pode colocar esta conserva da cobertura que sobrar, em vidro esterilizado.Fica divino em uma torradinha ou pão italiano.
Monte a pizza: em um disco pré-assado de sua preferência, espalhe uma camada de tomates em fatias finas sobre a base, faça um camada com a conserva de  berinjela e  polvilhe tudo com mussarela ralada e espalhe azeitonas pretas, na superfície. Leve ao forno preaquecido,  para gratinar e, quando retirar, polvilhe  o orégano e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário