20 de fevereiro de 2013

PAPOS DE ANJO

Você traz luz, para as minhas sombras,
Você é fonte da minha doçura,
Você é mão que me mantém de pé,
Você é o sorriso que acaricia e cura.
Você é o sentimento que me faz melhor,
Você é a minha alegria preferida,
Eu vejo o céu, pelas íris dos teus olhos,
Você me vê, iluminando a tua vida.



Doce típico português, o Papo de anjo, como a maioria dos doces feitos à base de gemas de ovos. Entre os séculos 18 e 19, Portugal era o principal produtor de ovos do mundo, talvez até o maior. A clara do ovo era usada como purificador na produção do vinho branco e para engomar os ternos dos elegantes e chiques do mundo ocidental. No início, as toneladas de gemas eram jogadas fora ou alimentava os porcos. Mesmo assim, ainda sobrava gema. A grande quantidade de  gemas sobrando e a fartura de açúcar que vinha da colônias portuguesas, foi inspirando os primeiros experimentos à base de gemas e açúcar, nos mosteiros e nos conventos, que se multiplicavam  no interior do país. Não por acaso, os doces portugueses tem nome inspirados na fé católica. Daí os nomes de doces como  a Barriga de freira, o Toucinho do céu, e o Pão de ló e, também o Papo de anjo. Dos conventos os doces portugueses de ovos ganharam o mundo. O papo de anjo, a exemplo, de muitos outros pratos, tem várias versões. A única constante são as gemas em quantidade. Lá vai a minha receita predileta que, sem dúvidas, é portuguesa. Vamos para a cozinha, porque hoje vamos cozinhar no céu! Pegue as tuas asas e siga-me...risos...
Ingredientes
2 ovos inteiros

10 gemas de ovo

Para a calda
350 g de açúcar
250 ml de água
1 casca de limão a gosto
1 pau de canela

Modo de fazer: Bata os ovos e as gemas na batedeira, em velocidade máxima, por 8 minutos. Reduza a velocidade e bata mais 5 minutos, até ficar uma massa fofa eleve. Unte forminhas de empadas, com manteiga e polvilhe com açúcar. Encha as 3/4 das forminhas e asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 15 minutos, ou até estar totalmente assado. Se achar necessário, faça o teste do palito. Espete um palito no centro do doce. Se sair limpo, estará cozido. Retire do forno, desenforme-os, cuidadosamente e deixe esfriar.
Coloque açúcar, água, canela em uma panela, leve ao fogo alto, mexendo até o açúcar derreter e a água começar a ferver. Pare de mexer, deixe ferver por cerca de 3 minutos, tire do fogo, elimine a canela e coloque a calda em uma tigela pequena. Deixe a calda esfriar e, depois, faça alguns furos com palito nos papos-de-anjo, mergulhe-os um a um na calda, virando-os com ajuda de uma colher para que fiquem bem embebidos. Com uma escumadeira, tire os papos-de-anjo da calda, coloque em uma travessa e sirva acompanhados da calda à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário