4 de outubro de 2013

BACALHAU COM NATAS

O que eu vejo, aguça os meus sentidos,
mas é o que eu não vejo que fascina,
e nos suaves perfis, semi-escondidos,
eu me vejo refletida em tua retina.


Silenciosa noite de chuva. Há algo de aconchegante nas noites de chuva. Uma noite de chuva pode ser triste e solitária, mas ela também pode ser deliciosamente  sugestiva. Nós podemos transformar a noite, com um bom prato de bacalhau, acompanhado eu um bom vinho tinto com boa estrutura, mas de taninos mais leves e boa acidez, ou  um vinho branco mais encorpado, com passagem em barricas de carvalho, mais maduros, com aquela untuosidade que combina bem com o forte sabor do bacalhau, sem que  um passe por  cima do outroVocê pode escolher um vinho ou outro, mas a companhia, ah!, a companhia só pode ser uma única. Vamos para a cozinha? Pegue o teu espírito de aventura e siga-me, porque hoje tem romance na cozinha! ...risos....
Ingredientes
2 porções
2 batatas médias cozidas em cubos
1 cebola  média  fatiada e dourada no azeite
200 g de bacalhau cozido e em lascas
100 ml de creme de leite
10 g de mostarda
1 gema
25 g de queijo ralado
sal a gosto

Modo de fazer:
 Refogue, em uma frigideira com azeite, as batatas cortadas em cubinhos, até doura. Adicione as lascas de bacalhau, a cebola, creme de leite, a mostar e misture bem. Adicione a gema e mexa rapidamente, até incorporar. Acerte  o sal e deixe refogar por cinco minutos. Coloque em uma travessa refratária, untada com manteiga, polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno preaquecido para gratinar,  por aproximadamente 5 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário