22 de novembro de 2014

FILÉ DE TILÁPIA COM CROSTA DE CASTANHA DO BRASIL E ARROZ NEGRO

Eu estou refletindo, e eu cheguei à conclusão que eu sou uma pessoa de muita sorte. Em apenas um mês, eu estarei visitando dois dos mais lindos lugares do Brasil e do mundo. São patrimônios naturais, são incríveis e preservados  tesouros da biosfera. Imagine só que maravilha ir para  Bonito, amanhã, mergulhando em cristalinos rios, explorando cavernas, desfrutando de fabulosas cachoeira? Quer ir também? O convite está feito. ...risos...
Eu acabei de fechara as malas, onde está a minha mais teimosa e desafiadora câmera fotográfica. Ela me deu uma tremenda surra. 
Ela é tão simples. que parece complicada. Agora só falta ela funcionar.
Vamos para a  cozinha? 
Hoje eu preparei esta refeição que eu considero linda, delicada e deliciosa.
Arroz preto, com camarões e filés de tilápia com crosta de castanha do Brasil.
Foi servida com uma saladinha verde e com um fresco e alegre vinho branco.
Eu espero estar impressionando você. ...risos...



Ingredientes
2 pessoas

Tilápia
4 filés de tilápia
6 camarões grandes
1 dente de alho pequeno e amassado
1 pitadinha de gengibre ralado
suco de 1/2 limão médio
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
1 ovo
farinha de trigo para empanar
6 castanhas do Brasil trituradas no processador ou liquidificador.
1 xícara de cebolinha e salsa picadas

Arroz preto
1 xícara bem cheia de arroz preto
4 xícaras de água.
2 colheres de óleo ou azeite
1/2 cebola pequena e picada em pequenos pedaços
1 dente de alho amassado

Modo de fazer: Prepare o tempero do camarão e dos filés de tilápia, misturando o dente de alho amassado, o gengibre ralado,
 o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Se você não tem muita prática em salgar, coloque o sal aos pouquinho, e experimente. É sempre melhor errar para menos do que para mais. O sal em excesso acoberta o sabor dos ingredientes e destrói o prato. Tempere os filés e os camarões com este tempero e deixe tomar gosto por 15 minutos.

Arro Preto:
Enquanto toma gosto, prepare o arro preto. Como o arroz preto é um arroz integral, ele demora mais para cozinhar. Use a panela de pressão, para reduzir o tempo de cozimento. Vamos lá: refogue  o alho amassado e a cebola picadinha no óleo. Acrescente o arroz preto e refogue até ele ficar sequinho. Junte a água quente e tampe a panela de pressão. Cozinhe por 25 minutos, após a panela começar a chiar. Use o fogo baixo, para não queimar o fundo e verifique se ainda há água. Se ainda tiver muita, mantenha a panela em fogo baixo. Se tiver pouca, tampe a panela e deixe o arroz terminar o cozimento. Eu gosto de terminar o cozimento em panela de barro. Se você tiver uma, faça isso, porque você pode servir na própria panela, porque ela  mantém a temperatura por mais tempo.

Preparando os filés e os camarões
Enquanto o arroz termina o cozimento, prepare os filés para a fritura. Passe os filés inteiros em farinha de trigo. Bata o ovo em um prato fundo, e mergulhe apenas uma face de cada filé, e passe essa face com ovo na castanha do Brasil triturada. Aperte para grudar e formar uma crosta. Leve uma frigideira grande ao fogo, com azeite e óleo em partes iguais, suficientes para cobrir o fundo da frigideira. Quando o azeite estiver aquecido, coloque a face com a crosta de castanha e frite até dourar. Vire o filés para fritar a outra face. Polvilhe os camarões com farinha de trigo na própria vasilha do tempero, . Coloque os camarões na mesma frigideira dos filés e doure de ambos os lados.
Retire os camarões e os filés da frigideira e frite cebolinha e a salsinha. Retorne os camarões à frigideira e salteie. Monte os pratos, colocando uma porção de arroz, um filé com a crosta para cima e os camarões. Decore com ervas a gosto. Eu acho lindo o tomilho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário