24 de março de 2014

FLAN DE QUEIJO COM COGUMELOS

Fonte: Giallozafferano
Eu não sei o que eu busco e o que me espera,
neste arena, de olímpica  disputa,
eu sinto, em mim, toda a fúria da pantera,
e, ao mesmo tempo, uma calma absoluta.
Enquanto eu busco um sentido para a vida,
canta feliz, o lindo anjo que me habita, 
e minha alma é roubada e  possuída,
pela paixão, que em meu olhar crepita....
Sou quase um anjo, caído e imperfeito,
e talvez essa seja a minha qualidade,
eu vivo a vida, batalhando do meu jeito,
correndo atrás dessa tal felicidade.
Eu caminho sempre  às cegas e no escuro,
e, no silêncio,  a tua mão me guia,
porque é você que eu desejo e eu  procuro,
dentro da noite e da minha poesia...

Um típica tarde de outono tropical! Uma brisa fria entra pela janela e arrepia a minha pele. Eu estou sentindo o frio de perder um jovem amigo, um menino que participou da minha vida e me ajudou a plantar árvores. Ele não era tão inteligente, nem era tão competente, mas ele tinha, como eu, uma grande sintonia com a terra e com os animais. O Beto era um péssimo caseiro e um grande amigo, e ele morreu, montando o seu cavalo. Que Deus o receba lá no céu, e o contrate para tomar conta da tropa. Por favor, Deus, não o contrate como caseiro! ...risos...
Vamos para a cozinha? Eu estou rindo, porque hoje foi um longo caminho, até nós chegarmos à cozinha, mas, com certeza, irá valer a pena. Este é um prato delicado e refinado. Eu o servi com um bife de filet mignon e uma salada verde. Vamos celebrar a vida, porque ela é frágil e passageira. Cada minuto é único. Nós não devemos nos esquecer desta imutável verdade. Vamos comemorar juntos, este precioso momento!.

Ingredientes
4 porções
150 g de queijo Grana Padano ralado. Eu usei o queijo da Serra da Canastra e funcionou!
200 ml de creme de leite fresco
1 pitada de noz moscada
40 g de manteiga
40 g de farinha de trigo
3 ovos
Sal a gosto
Azeite extravirgem para lubrificar os moldes

Cogumelos
500 g de cogumelos frescos que pode ser o paris, shimeji ou shiitake
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 colheres salsinha picada
sal a gosto

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 220 graus. Em uma panela , coloque a manteiga e deixe derreter , sem deixar que ele tome cor. Acrescente a farinha de trigo e misture, vigorosamente, em fogo médio. Retire do fogo e vá adicionando o leite, misturando bem, para não formar grumos. Leve ao fogo até ferver , desligue o fogo e misture o queijo Grana ralado,  a noz-moscada e uma pitada de sal.  Separe as gemas das claras e vá misturando, à mistura, uma gema cada vez, misturando bem até incorporar cada uma delas. Bata as claras em neve e adicione, delicadamente à massa, até ficar homogênea. Unte a parte interna da quatro forminhas de cupcake, com azeite extravirgem e divida a massa em quatro porções. Coloque as forminha em uma assadeira, com dois dedos de água, e leve ao forno, para assar, em banho-maria,  por 10 ou 12 minutos,  ou até obter uma crosta dourada, na superfície.
Enquanto assa o flan, prepare os cogumelos. Limpe os cogumelos e reserve. Se forem muito grandes, é melhor fatiar. Leve uma frigideira ao fogo, com o azeite e frite dos dentes de alho triturados. Adicione os cogumelos e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até ficar cozido. Acerte o sal e tempere com pimenta, a gosto.  Desenforme cada flan em um prato, e sirva guarnecido com os cogumelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário