17 de julho de 2012

PATO COM LARANJA

Agora um clássico, belíssimo, saboroso prato principal, o pato com laranja. De origem francesa, também tem suas versões. La vai a minha predileta.


Ingredientes:
 1 pato grande de 2,5 kg, já limpo
2 dentes de alho amassados com sal, 
 pimenta do reino
 uma  folha de louro,
meia xícara de  chá de suco de limão
meia xícara de chá de vinho tinto seco
1/2 xícara de suco de laranja
4 laranjas
6 colheres de manteiga
1 cenoura
1 cebola
 1 maço de cheiro verde
4 colheres (sopa) de licor de laranja
2 colheres (sopa) de conhaque
1 colher de vinagre
2 colheres (sopa) de fécula de batata
sal e pimenta do reino


Modo de fazer: Tempere o pato com o alho, o sal, a pimenta, o louro o suco de limão, o suco de laranja e o vinho e deixe tomar gosto por 24 horas. Descasque de 2 laranjas com uma faca bem afiada para que a casca saia bem fininha e sem a parte branca. Pique em tirinhas e leve ao fogo em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve as tiras. Descasque as demais laranjas. Tire a pele de uma delas, separe os gomos e tire a pele que os envolve. Esprema as demais laranjas e reserve o suco.
Aqueça uma caçarola de fundo largo com 4 colheres de manteiga e doure o pato por todos os lados. Diminua a chama, junte as cenouras cortadas em rodelas e a cebola picada. Junte um pouco de água fervente, acrescente o maço de cheiro verde. Acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar por 45 minutos. Retire o pato, embrulhe em papel alumínio e deixe no forno aquecido  e desligado.
Junte o vinagre à panela em que preparou o pato, misturando bem ao molho. Acrescente o caldo das laranjas e faça ferver em fogo bem baixo até que o molho esteja quase transparente. Retire a espuma com a espumadeira e coe passando por um tecido fino. Acerte o sal e a pimenta. Junte a fécula de batata dissolvida em um pouco de água fria e retorne ao fogo baixo para engrossar levemente e junte o licor de laranja e o conhaque. Aqueça a manteiga restante e passe os gomos e as tiras de laranja. Desembrulhe o pato e junte o líquido ao molho. Corte a ave em pedaços, regue com uma parte do molho decore com as tiras de cascas e sirva o restante numa molheira, à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário