11 de março de 2013

TIGELINHAS DE PÃO DE AZEITE PARA SOPAS

Transbordam das minhas mãos,
mil anos de sentimentos,
o meu e o teu coração,
cantando na voz do vento,
no vazio da imensidão...
Cabe em minha emoção,
a dor e a delícia do vida,
e o meu desejo pagão,
seguindo atrás do andor,
e a minha alma dividida,
entre o desejo e a paixão
entre razão e o amor...



Eu acredito que a beleza potencializa o sabor. Tomar uma sopa num pratinho lascado ou numa tigelinha de pão, faz toda a diferença. Esta foi a ideia do Chef Richard Bertinet. Surpreenda e encante com estas criativas forminha de massa de pão de azeite. Venha comigo, vamos para a cozinha, porque hoje a beleza está pondo a mesa. ...risos...

Ingredientes
1 receita de PÃO DE AZEITE
8 tigelinhas  de alumínio ou cerâmica refratária, com cerca de 12 cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas, no lado externo. Pode ser aquelas tigelinhas próprias para servir sopa.

Modo de fazer: Transfira a massa do pão, já crescida, para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e divida em pedaços de 100 g. Polvilhe novamente a superfície de trabalho com um pouco de farinha. Abra cada pedaço em discos. Sacuda para retirar o excesso de farinha e cubra com a massa, a face externa das tigelinhas emborcadas. Comprima delicadamente para eliminar as bolhas de ar entre a massa e a tigela. Deixe descansar por 10 minutos.
Coloque as tigelas emborcadas no forno preaquecido, reduza a temperatura para 200ºC e asse por 20 - 25 minutos, até a massa ficar marrom-dourada. É provável que você tenha que assar em duas etapas. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Com uma faca afiada, solte e retire delicadamente o pão da superfície das tigelas. Esfrie sobre uma tela aramada. Você pode congelar, por algumas semanas, empilhando as forminhas, separadas com um pedaço de papel manteiga. Descongele por aproximadamente 1 hora antes de aquecer no forno por 3 minutos a 180ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário