5 de janeiro de 2013

PÃO DE DOCE DE MANDIOQUINHA



(Eu falo de amor como expressão de arte, como quem acaricia, como quem ora, com infinita doçura. Eu falo de amor para elevar, homenagear, como um delicado tributo. Eu falo de amor no exercício da minha humanidade, da minha feminilidade e no direito que tenho à liberdade de expressão. Eu falo de amor com respeito, com dignidade, com asas e com garras. Eu falo de amor para quem não perdeu pelo caminho a sua alma, a sua humanidade...Basta um sopro para matar  a borboleta. Não é necessário o pesado braço do Estado para eliminar algo tão frágil, tão doce...basta um sopro...)




Vamos para a cozinha, porque hoje tem! Pão é tudo de bom, amassar pão é delicia pura. Experimente amassar, apertar, esticar essas massas perfumadas, macias e elásticas! É puro prazer...
Pegue o teu avental e siga-me. ...muitos risos...







Ingredientes
300 g de pré fermentação (levedura integral ou dura)LINK  LEVEDURA DURA
Você pode substituir a levedura dura por 30 g de fermento biológico
A massa preparada
500 g de mandioquinha cozinha e espremida e morna
300 g de centeio
4 colheres de linhaça triturada
150 g de uvas passas
Preparando o recheio
5 g de canela em pó
400 g de farinha de trigo
500 ml de água morna, aproximadamente.
5 g de fermento
15 g de sal

Recheio:
2 maçãs vermelhas raladas
150 g de uvas passas
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira
1 colher (sopa) bem rasa de canela em pó

Os pães pronto
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Se você tem batedeira para pão, misture todos os ingredientes por 4 minutos em primeira velocidade, passe para a segunda velocidade e bata por 7 minutos. Deixe fermentar por 90 minutos. Após a primeira fermentação, baixe a massa, divida em 2 partes. Deixe crescer mais 60 minutos e asse em forno preaquecido e com vapor, a 200ºC. Para obter o forno com vapor, coloque um recipiente com água dentro do forno e deixe formar o vapor.  Coloque a assadeira com os pães e retire a assadeira com a água.


Assando! Não é lindo!
Como eu fiz, sem a batedeira e sem a levedura dura, que eu não tinha naquele momento:
Eu diluí 30 g de  fermento biológico em 250 ml de água, adicionei 2 colheres de açúcar e farinha de trigo suficiente para dar uma consistência cremosa cobri e eu deixei levedar, até dobrar de volume. Adicionei a mandioquinha espremida e morna, o sal, as uvas passas a canela e misturei bem. Em seguida eu fui adicionando as farinhas  e intercalando com o restante da água, até obter uma massa, macia, elástica e sem grudar nas mãos. Amassei por cerca de dez minutos, porque esta é a minha parte preferida na preparação, cobri e levei para um local sem vento, no caso, o meu forno elétrico desligado, para crescer, por cerca de 30 minutos.
Tornei a amassar, para baixar a massa, dividi em duas parte, abri um retângulo, espalhei a metade do recheio, enrolei, como um rocambole e tornei a levar o pão para um lugar abrigado, agora o microondas desligado (risos)
Enquanto eu aquecia o forno elétrico, a 200º C, para assar. Assei por cerca de 40 minutos e ele ficou assim, lindo e delicioso. Eu tive um pouco de desconfiança, quanto à conservação, porque ele não leva ovos ou gordura, mas uma semana depois, ele continua incrivelmente delicioso. Eu o conservei em saco plastico.

Um comentário:

  1. Não tem mandioquinha nem na lista de ingredientes e nem na forma de preparo. Está correta a receita?

    ResponderExcluir