30 de novembro de 2012

TRANÇA DE RICOTA

Fonte: 5º pecatto capitale

Você acendia o sol no horizonte, todo dia.
Todo dia você me incendiava de paixão
Eu despertava, sufocada de alegria,
porque você era o meu céu e era o meu chão.

Você abandonou a minha vida, simplesmente,
mas você ficou gravado, com paixão, dentro de mim.
Talvez eu tenha escrito, sem querer, em  tua mente,
a linda história de um amor que não tem fim...

Noite maravilhosa de lua cheia! Noite de primavera com um calor de verão. Noite para tomar banho de mangueira de jardim, noite para dormir com as janelas abertas para deixar entrar o luar com a sua magia. É sexta feira e, embora eu considere indecoroso, eu estou convidando você para ir para a cozinha. ...risos... Mas é por uma boa causa: vamos fazer pão, o que eu considero uma atividade deliciosa. A receita é italiana,  mas o prazer de fazer pão é universal...

Ingredientes
350 g de farinha de trigo
120 g de ricota fresca
25 g de manteiga
150 ml de leite
20 g de açúcar
3 gemas
1 colher (café) de raspas de casca de limão
1/2 colher (sopa) de fermento
sal

Modo de fazer: Em uma tigela grande, junte o fermento do o açúcar e mexa até o fermento fica líquido. Acrescente a manteiga amolecida em temperatura ambiente, a ricota amassada e o sal e misture bem. Junte o leite morno e vá incorporando a farinha de trigo, com a ponta dos dedos, até obter uma massa homogênea. Amasse bem com as mãos, até a massa ficar macia e elástica (eu amo esta parte)
Cubra a tigela com filme plástico e em um lugar aquecido e sem vento, por 1 hora.
Despeje a massa em uma superfície levemente enfarinhada sove bem. Abra a massa com um rolo, numa espessura de 1 cm. Corte em 6 tiras
Com um rolo, abra a massa a uma altura de cerca de 1 cm e corte em pedaços de cerca de 5 cm de largura.
Trançe de dois em dois e prenda as extremidades, pressionando levemente com as pontas dos dedos. Repita os passos para acabar a massa. Organize as tranças em uma assadeira  forrada com papel manteiga, com alguns centímetros de distância um do outro para evitar que grudem durante o cozimento, pincele com um pouco de leite e asse a 180 ° C por 20 minutos, aproximadamente, ou  até dourar .
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha, de preferência. Sirva em temperatura ambiente, com mel, geleia ou manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário