12 de janeiro de 2013

PÃO DE CAMPANHA COM NOZES E PASSAS

Está caindo uma serena e contínua chuva de verão. É uma chuva que acalma e traz a tona sentimentos de aconchego e intimidade. É uma delícia ir para a cozinha preparar um pão tão sugestivo, é uma delícia nós passarmos pela divertida e sensual fase de amassar, esticar, apertar, nós assistirmos ao encantador processo de crescimento e depois  nós sentirmos o cheiro de lar, de família que tem o cheiro do pão assando. Você não quer se arriscar nesta perigosa aventura de fazer pão comigo???? ....muitos risos....
Você se lembra: a vida pode boa sozinho, mas a vida só pode ser maravilhosa quando nós compartilhamos  momentos tão intensos e encantadores, como nós fazermos pão juntos. Pegue o teu avental e siga-me.

Ingredientes
900 g de farinha
600 ml de água
100 g de farinha de centeio
20 g de sal refinado
5 g de fermento biológico
300 g de levedura líquida (LEVEDURA LÍQUIDA)
150 g de nozes
150 g de passas

Modo de fazer: Misture  bem as farinhas com o sal e faça um monte na área de trabalho, e abra um buraco no centro. Coloque no buraco a levedura líquida e o fermento diluído em um pouco de água morna e vá incorporando do centro para as beiradas.Continue adicionando o restante da água e amasse até formar uma massa homogênea. Amasse por cerca de 10 minutos, até o ponto de véu (ponto de véu é quando você puxa um pedaço da massa e ela estica sem quebrar, até ficar quase transparente). Adicione as nozes e as passas ,faça uma bola e deixe descansar por 90 minutos, em um recipiente coberto, em local sem vento. Divida a massa em cerca de 30 porções, boleie levemente (sem amassar) e deixe descansar por 15 minutos. Modele os pãezinhos, em formato de filão, faça recortes cruzados na superfície, coloque em assadeira untadas com distância suficiente para crescer e deixe crescer novamente, por 1 hora. Asse em forno preaquecido a 230 ºC, por cerca de 35 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário